O exemplo de Anna Amelia, sua imensa compaixão, seu atavismo em continuar acreditando em quimeras e utopias foram a argila em que se moldou a idéia de uma Fundação Casa da Mulher.

Monday, May 05, 2008

Troca de mensagens entre Luis Augusto Carsalade Villela de Lima e eu

Lulu - Que desagradável sua gripe 10x0!!! Gostei do Site.Aí vai Maria Clara querida. Bjo Luís Jacob de Lima


Eu - Muito obrigada pela foto. É disso exatamente que eu preciso: fotos de família. Como vc pode notar, não é fácil; a quantidade de mulheres, a ordem (a não ser pela alfabética) aleatória, uma busca por isenção, um work'nprogress que eu acho interessantíssimo. Luta por inclusão Pesquisar as mulheres que criaram seus filhos, com trabalho honesto.As costureiras, bordadeiras, cozinheiras? Será que eram, TODAS, tias solteironas? E as viúvas, os filhos distribuídos entre os parentes. Eugênio Gudin. E as putas? Cortesãs? E os filhos? Quero ouvir as histórias dos outros. São todas mulheres exemplares, tanto quanto "As Meninas Exemplares". Só que as regras do wikipedia não permitem fotos de jornal....Eles são muito preocupados com as questões autorais. Ainda bem que temos muitas coisas, muitas histórias. Te contei que a Priscilla apareceu com uma foto de Mme. Fabère? Quem era Mme. Fabère? A pergunta que não quer calar. Encontrei o cartão comemorativo do passamento da D. Laura. Editado pela Pro-Matre. Só a Pró-Matre já dá uma boa idéia de como as coisas estão dimudadas. Já ouviu falar dos "filhos do bonde"? Troxe do Rio algumas cartas do Vô importantississímas. Uma, que se dirige ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, talvez tenha sido um discurso. O fato é que ele diz que o livro do Pedro Calmon ficaria melhor na Academia do que no Instituto, devido a ser tão fantasioso. É pá-pum. A outra é chamando a atenção dos colegas do instituto sobre o modo como os holandeses tratavam os negros. Muito importante. Essa carta tá muito boa, vou postá-la no blog, com alguma edição, claro.... Beijos Birimchou
Lulu - Tá mesmo. Quase uma conferência "à la carte" como se usava antigamente entre as pessoas civilizadas. Tantas foram as maiores ou menores personalidades que percorriam da costa lesta à oeste dos Estados Unidos do final do XIX fazendo conferências assim com um menu, em busca de dinheiro fácil. Carmem Portinho está na sua lista? Importantíssima! Mme Faber ficou célebre eu acho por ter se virado para o Ika, numa festa daquelas no Cosme Velho, e sapecado um "- rapaz fatal ! ". O que já é suficiente para botá-la na lista de mulhers notáveis. Tem também aquela do "pero intimas!" (embaixatriz do Perú se referindo à amizade que tinha pela Imperatriz, la madre de Hirohito, onde tinham servido). - Mas como Dona Fulano de Tal??- Por mímica! Delícias do Salon Carneiro de Mendonça no Cosme Velho. Outra que não pode faltar e não sei se V. incluiu: Carolina Maria de Jesus da Eliana pelamordedeus! Vou ver se acho uma foto da Lúcia Machado - no fundo Celso Renato acho que tem uma.Ciao!L.

Eu - Foi pro Marcio, Ela tem mais duas: ligar pro seu Arinos, do bar em frente, pra saber se dona Anna Amélia estava fazendo compras de refrigerantes e quetais....Sondando festinha, caso não fosse devidamente convidada. Numa outra ocasião pegando carona num carro ofical qualquer, que tinha descolado para levá-la em casa, disparou:- Toca pro Palácio das Laranjeiras. E ainda, leu no jornal que ia haver um almoço no Palacio do Itamaraty (digamos) e chegando lá era só para homens..... Eu fui emprestar meu Manicômio pra Lena, agora estou na pinimba, vc não quer copiar o seu cd for me, prisss? E por falar nisso, e o casal estrangeiro? Deu notícias? Bjoks,

PS - Mande-me TUDO. Vou manipular e mandar bala. Se não der em nada pelo menos demos nossa contribuição: baby steps. Yours.
Lulu - Essa tal não era D. Vera Suckow de Lima?? Ela que tinha esses rompantes. Gostava de chegar na janela da casa da Gávea e falar bem alto para que os vizinhos e passantes ouvissem, batendo ostensivamente no peito:- Entro no Catete na hora que eu quiser! Ou então:- Lá vai as negrinhas! Tudo de cor-rosa! (neste o importante é a qualidade da pronúncia dos erres...) Peça rara, devia ir para sua lista. Tenho muito material. Tinha frases maravilhosas! Essa da festa do Itamarati tá a cara dela. E como era irmã de D. Dagmar, habituéé do Cosme Velho e mesmo dos tempos da Ozina, é bem capaz.
Eu - Sempre ouví contar como se fosse da Mme. Fabère. O objetivo do site é mais altruísta, mas pode ser que faça bem pra auto-estima das negrinha saber quis bosta qui'as rica era. Estou escrevendo a apresentação da casa -"hipocrisia - consciência social - aborto e violência", vou botar uma foto da localização da casa no Google Earth. Ocê nfalou nada do casal estrangeiro.
Lulu - É mesmo. O casal estrangeiro o último boletim é que estavam nos extertores da temporada carioca mas ainda dava tempo da Adriana e o Mauro que estão no Rio levar um cd de músicas antigas para o Crocker botar na rádio dele que o Quito primo do Mauro mandou. Este Quito é neto do Mário Pedrosa, filho de uma Vera que até a pouco era Embaixadora do Brasil na França casado com uma prima do Mauro. Ibrahim Sued.
Eu - Nó, Ibhahim tá bombando. Tenho as fotos do dia fatídico do não-natalício do nosso caro colega missivista, mas tudo tem que fazer, tem que encontrar tem que fazer,é como a mulherada. Eu parei de fumar de uma vez, e graças a deus, porque cuéssa gripe não ia dar nada certo, mas que eu fico meio barata tonta, a isso fico. Mas vai passar. Tosse.TosseTosse
Ao mesmo tempo tenho que passar roupa, botei roupa branca pra lavar, inclusive os lençóis de minha própria cama. Mas, os passados, pra botar no lugar, ainda não estão passados. Ah,vida! Oh, lida! Ao mesmo tempo, varrí alí atrás, estou fazendo uma faxina na lavanderia, tenho que varrer o corredor, limpar cocô de cachorro e tudo o mais.Sem brincadeira, e ainda quero ter vida intelectual ativa..... Mas não adianta reclamar, tem que ir fazendo, uma hora eu morro, e pronto, porque ficar tudo pronto e arrumado, not in this life.
Só na próxima encadernação....

Lulu - Cruz credo! A frase "mas, os passados, pra botar no lugar, ainda não estão passados" diz tudo. Ibahim Ab Akyl

No comments: